Existem dias nas nossas vidas que você só percebe como foi importante depois. Este dia em específico a ficha está caindo enquanto escrevo esse texto, quase 1 mês depois. Vou voltar no tempo para explicar como aconteceu.
Fui procurado para uma vaga de trabalho na qual eu seria fotógrafo do, então vice prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião. A princípio fiquei muito animado, pois tenho a vontade de atuar na área do fotojornalismo e vi como uma baita oportunidade para conhecer as pessoas da área e fazer contatos.
Em meu primeiro dia fui avisado: "vamos em um evento que o presidente Lula vai estar." Na adrenalina do dia que já estava sendo corrido, não me liguei da importância daquilo. Além disso, eu estava indo para cobrir o prefeito, e não o presidente.
Chegando lá, fui credenciado como imprensa e vi os fotógrafos que trabalham naquilo que eu tenho vontade de trabalhar um dia. Observei equipamentos e pensei "estou muito longe disso". O evento começou e estávamos muito longe, os fotógrafos com lentes brutas estavam tranquilos, mas assim como eu, existiam alguns com equipamentos mais básicos. Levei comigo uma 24mm 105mm da série L, que entrega bastante, mas pra distância que estávamos, precisava de uma teleobjetiva. Usei em algumas fotos a minha 75mm - 300mm. Mas, no 300mm a qualidade dela é baixa. Bom...dava para garantir as fotos que eu precisava e depois me virava na edição.
No entanto, fui salvo. No final da fala do Lula, liberaram alguns fotógrafos por vez para chegarem na parte da frente do palco. Troquei de lente rapidamente, fotografei o meu foco principal, que era o Álvaro e garanti o que eu precisava. O que restou do tempo disparei cliques no Lula. Apesar de não precisar, eu queria guardar de recordação essas fotos.
Saímos do evento, ainda no carro, editei as fotos do prefeito e nem passei pelas fotos do Lula. Dias depois, vi que esse trabalho com o prefeito não se encaixaria na minha rotina devido aos outros trabalhos. Um dia em casa, parei e caiu a ficha que eu tinha fotografado o presidente do Brasil, editei algumas fotos e aí que a ficha caiu a importância daquilo pra mim.
11 de março de 2025, o dia que fotografei o presidente do Brasil
Back to Top